Novo Duster terá versão com sistema híbrido e tração 4x4
Nova variante terá motor elétrico instalado no eixo traseiro e chegará ao mercado na segunda metade do ano
À
venda em mercados da Europa há aproximadamente um ano, a nova geração do Duster
caminha para logo mais estrear importantes atualizações no portfólio. A
principal delas diz respeito ao lançamento de versão bastante aguardada e já
confirmada pelo CEO da Dacia, Denis Le Vot. De acordo com o executivo,
trata-se de um variante capaz de combinar em um único pacote eletrificação e
tração 4x4 (itens hoje separados em diferentes versões).
“Até o final de
2025 apresentaremos uma nova solução híbrida para nossa versão 4x4. Vamos
oferecê-la a um preço acessível, como é habitual na Dacia", anunciou o
chefão. Demais detalhes não foram revelados, mas tudo indica que a nova versão
terá motor tradicional posicionado na dianteira combinado com propulsor elétrico instalado no eixo traseiro. Este último
será responsável por acionar as rodas em situações de baixa aderência e
terrenos difíceis.
Hoje,
o Duster com tração 4x4 é oferecido com câmbio
manual e motor 1.2 TCe de 130 cv (apenas com sistema híbrido-leve de 48 volts).
Já a variante híbrida E-Tech, com sistema do tipo pleno, tem apenas tração 4x2.
A nova versão anunciada pelo CEO Le Vot deverá justamente unir os dois
conjuntos, oferecendo concomitantemente ao consumidor tanto tecnologia E-Tech
quanto tração nas quatro rodas.
Logo depois do
Duster, tudo indica que o novo conjunto será oferecido também no Bigster (seu irmão maior e quase idêntico). A
verão 4x4 do modelo é bastante procurada em mercados da Europa e atende
especialmente moradores de cidades montanhosas do interior, bem como empresas e
órgãos governamentais.
E no
Brasil?
Por
aqui, o Duster é vendido como Renault e está uma geração atrás da Europa. A
chegada da nova linhagem ainda não foi confirmada, já que o foco local da marca
tem sido voltado para o inédito SUV médio que será lançado ainda neste ano. O
novo modelo brigará com Jeep Compass e Toyota Corolla Cross e tomará como base
a plataforma RGMP que estreou no Kardian. Haverá
ainda uma picape monobloco para suceder as versões mais caras da Oroch.
Fonte : https://motor1.uol.com.br/

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